O Okay Pay é um sistema que possui os recursos essenciais para a gestão de pequenos comércios. É também um emissor de NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica).
Ativar conta #
Para ativar a conta você deverá efetivar a assinatura no sistema.
- Informe seu CPF ou CNPJ da empresa.
- Clique em Ativar.
O CNPJ permite o uso de recursos extremamente importantes, como a emissão de Notas Fiscais, por exemplo. Caso cadastre-se com um CPF, você não terá possibilidade de configurar NFC-e no sistema.
Cadastro e assinatura #
- Escolha se sua assinatura será mensal ou anual.
- Informe os dados da empresa.
- Insira os dados do cartão de crédito.
- Informe os dados do pagador (dados do titular do cartão).
Lembre-se de informar seu principal e-mail, pois é para ele que enviaremos o Código de verificação para ativar a conta no seu dispositivo. #
Verificação de e-mail #
- Informe o Código de verificação enviado para seu e-mail.
O Código de segurança tem 4 dígitos e será enviado por Navi Vendas (naoResponda@cervantestecnologia.com.br). #
Ativação de conta no aplicativo #
Volte ao aplicativo do Navi Vendas, caso você tenha saído da tela de ativação, clique novamente em Ativar Conta e informe o CPF ou CNPJ cadastrado na assinatura.
- Clique em Ativar conta.
- Informe o Código de verificação enviado para seu e-mail.
Ao entrar pela primeira vez no sistema, você será guiado pelas configurações iniciais:
- Configuração de NFC-e.
- Dados da empresa.
- Usuário.
Estas informações poderão ser preenchidas agora, na criação da conta, ou posteriormente, no menu Configurações no sistema.
Configurações da NFC-e (apenas para CNPJ) #
NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
É um documento digital, que serve para documentar operações comerciais internas e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
Consulte a contabilidade ou o responsável técnico pelas questões fiscais da empresa antes de preencher estas informações.
Para seu negócio, a emissão da NFC-e é obrigatória?
Caso “não tenha obrigatoriedade”, clique em Pular.
Caso sua resposta seja “Sim”, realize a configuração de NFC-e inicial.
- Clique em Habilitar NFC-e.
- Preencha os campos conforme suas informações.
- Clique em Continuar.
Se você deseja informar os dados do pagamento feitos na smart POS na emissão da NFC-e, em Informações POS, clique em Habilitar e configure os campos obrigatórios e Instituições Financeiras.
Se você estiver utilizando o Navi Vendas em uma smart POS homologada, este passo não é necessário pois a comunicação é automática. #
Certificado Digital (tipo A1)
É um arquivo digital que serve como uma espécie de identidade virtual da empresa. Garante a autenticidade e autoria das movimentações online.
CSC (Código de Segurança do Contribuinte)
É usado para garantir a autenticidade do DANFE da NFC-e.
Código Token
É uma senha alfanumérica. Ela garante à empresa que sua NFC-e não será falsificada ou usada por outros. Também possibilita ao consumidor, a conferência da NFC-e pela leitura do QR Código no comprovante recebido.
Série e Último número
Identificam a série atual e o último número da Nota emitida.
Empresas que já emitiram Notas, informam estes dados para que o sistema siga a continuidade da numeração.
Ambiente de homologação
Serve para realizar testes nas emissões de seus documentos, pois quando o ambiente está como “Homologação” as Notas Fiscais emitidas não terão validade jurídica.
Em alguns estados, a SEFAZ exige que sejam emitidas algumas Notas em homologação antes de começar as emissões em “Produção”. #
Dados da empresa #
- Informe se sua empresa é do segmento do Varejo ou Bares e Restaurantes.
- Informe os dados de sua empresa para uso no sistema.
- Clique em Continuar.
Essas informações são importantes para outros recursos do sistema, como XML da Nota, comprovante do cliente entre outros.
Inscrição Estadual
É um registro que identifica para a SEFAZ, do respectivo estado, que uma empresa é contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é um imposto estadual.
É obrigatório para empresas que trabalham com circulação de mercadorias. #
Usuário #
Crie um usuário administrador. Este usuário terá acesso completo ao sistema.
- Informe o nome do usuário.
- Informe o login.
- Defina a senha de acesso.
- Confirme a senha de acesso.
- Informe a comissão (opcional).
Você poderá criar outros usuários com diferentes perfis e permissões de acesso ao sistema através do menu Configurações.
Caso não deseje criar usuários, clique em PULAR, no canto superior direito da tela. #
Bem-vindo à tela inicial #
Aqui você terá acesso aos principais recursos do Navi Vendas.
Módulos
- Caixa.
- Delivery.
- Estoque.
- Produtos.
- Clientes.
- Relatórios.
- Configurações.
- Mesas ou Comandas (quando habilitado em Configurações).
Configurações gerais
- Todas as configurações.
- Integrações.
- Atualizações.
- Histórico de versões.
Painel informativo
- Vendas realizadas.
- Totais em Caixa.
- Total a receber.
Alertas
- Produtos com estoque mínimo.
- Notas Fiscais em contingência.
- Verificador de NCM.
- Configurações pendentes.
Sincronização
- Status.
- Última sincronia.
Configurações #
Neste menu você encontrará todas as configurações disponíveis para o Navi Vendas:
- Gerenciar conta.
- Dados da empresa.
- Tipos de Usuários.
- Restrições de acesso.
- Registro de autorizações.
- Configuração de conta Pix.
- Parâmetros do seu Crediário.
- Configurações para emissão de NFC-e.
- Configuração de Catálogo Online e Menu Digital.
- Sincronia com iFood.
- Mesas e comandas.
- Taxas de entrega.
- Grupos e subgrupos para os produtos.
- Fornecedores.
- Conexão com impressora e balança.
- Pontos de impressão.
- Comprovantes.
- Central de Ajuda (acesso externo).
- entre outros.
Módulo “Produtos” #
Seus produtos aparecerão listados aqui, com foto, descrição, grupo/subgrupos a qual pertencem e preço.
- Clique no botão “( + )” para cadastrar novos produtos.
Nesta tela de cadastro de produtos você encontra:
- Descrição do produto.
- Grupo e subgrupo para agrupar produtos do mesmo tipo no Caixa e ajudar nos filtros dos relatórios.
- Montagem de um produto do tipo Multissabor (utiliza produtos já cadastrados para definição de sabores).
- Complementos do subgrupo (todos os produtos do um subgrupo compartilharão os complementos definidos).
- Estoque mínimo para que o sistema alerte quando alcançar esta quantidade.
- Custos, margens e preço de venda.
- Plataforma de venda, para disponibilizar o produto pelo Catálogo Online e Menu Digital.
- Cadastro de código de barras para uso no Caixa.
- Informações fiscais.
- Cadastre seus produtos preenchendo os dados conforme sua necessidade:
Sempre verifique junto ao seu contador ou responsável técnico de questões tributárias da empresa, qual informação correta para cada situação.
Módulo “Caixa” #
No PDV do Navi Vendas você encontra:
- Todos os produtos cadastrados.
- Opção de listar produtos de um determinado Grupo.
- Opção de busca avançada.
- Menu com opções extras no Caixa.
- Resumo da venda, com itens e quantidades listadas, além de opção de edição (através de um click).
Para realizar uma venda:
- Busque por um produto ou toque naquele que deseja incluir no resumo da venda.
- Clique em Pagamento.
- Escolha a forma de pagamento.
- Clique em finalizar.
Ao finalizar, o sistema imprimirá automaticamente o comprovante na impressora configurada e mostrará as opções para “Imprimir manualmente” e “Compartilhar”. Nesta etapa, o Caixa já está livre para a próxima negociação.
Módulo Caixa no smartphone #
O sistema pode ser utilizado tanto na vertical quanto na horizontal.
No módulo Caixa, a orientação da tela possibilita uma visualização diferente do PDV.
- Na vertical, a tela de produtos e resumo ficam dispostas em abas.
- Na horizontal, a tela de produtos e resumo ficam uma ao lado da outra.
Menu geral do Caixa #
Neste menu você encontrará recursos tanto para a venda em andamento, quanto para o Caixa em geral.
Recursos desta venda:
- Vincular um cliente à venda.
- Descontos.
- Observações.
- Recebimento de crediário.
Recursos do Caixa como:
- Negociações realizadas.
- Suprimento e sangria.
- Totais em Caixa.
- Abertura e fechamento de Caixa (através da tela de Totais em Caixa).
